Curta metragem produzido em Primavera do Leste é finalista em festival internacional
- Thairo Meneghetti
- 10 de jun. de 2024
- 3 min de leitura

Primavera do Leste volta a ser destaque, desta vez em nível internacional. O destaque vem com a indicação do curta metragem “Como levar meu avô p’ro céu”, produzido pela Faces Filmes, com direção de Thairo Meneghetti e Wanderson Lana, a produção primaverense é uma das finalistas do festival Desaster de Ancara na Turquia.
130 países têm produções indicadas no festival que traz filmes que falam de desastres naturais ou provocados pela ação humana. E o curta, que tem em sua grande maioria atores da cidade, aborda a pandemia da Covid 19. A indicação surpreendeu a todos, afinal marca a trajetória do audiovisual produzido em Mato Grosso, para fora das fronteiras do estado.
“Ficamos muito felizes com a indicação. É o cinema de Primavera, é um filme gravado na cidade, com atores, a grande maioria aqui da cidade, com a equipe, grande maioria aqui da cidade. E para nós mostrar essa capacidade de criação é fantástico. Geralmente o Mato Grosso era tido só como receptor dessa arte, parecia que a gente só podia receber trabalhos de fora. Isso não mudou, mas agora nós também somos produtores, nós também estamos exportando práticas culturais. E hoje temos um filme que levou o nome de Primavera do Leste para a Turquia e isso é maravilhoso”, explicou o diretor do filme e secretário de cultura Wanderson Lana.
“Como levar meu avô p’ro céu” conta a história do início da pandemia da Covid 19 numa pequena cidade do interior de Mato Grosso em que as informações demoram a chegar.
É nessa comunidade que vivem Juliana e seu avô, que infelizmente está muito doente. Diante do pior cenário, ele prepara a neta para sua ausência, apostando na beleza do imaginário infantil para o enfrentamento da perda. Para isso, o último pedido feito pelo avô é um tanto quanto inusitado: Juliana precisa encontrar um saci e pedir que seu avô se transforme em estrela ou passarinho, para assim chegar ao céu.

Para criação do roteiro, Lana conta que se baseou em uma cena que ele viu em um bairro de Primavera do Leste, bem no inicio da pandemia.
“Bem no inicio da pandemia, eu estava em um bairro e vi uma família inteira, que compartilhava a mesma máscara. Para entrar no mercado uma criança usou a mascara dela, saiu a mãe precisava da máscara para entrar em outro comercio, e pegou a mesma máscara da criança. E essa cena a gente inclusive retrata no filme, até mesmo para as pessoas entenderem como era a situação da pandemia para pessoas que tinham condições financeiras e para pessoas que não tinham condições financeiras. E nessa família, o avô, muito preocupado com a morte quis preparar uma situação de luto para a sua neta com muito amor e carinho”, destacou Lana.
O curta foi gravado na cidade de Alto Coité, distrito de Poxoréu. E apesar de ter sido produzido em 2021, ainda não foi exibido ao público. Isso porque, desde o seu lançamento, tem participado de festivais, que tem como exigência, que o material audiovisual seja inédito, porém, essa espera pode estar próxima do fim.
“Para você concorrer num festival, o filme precisa ser inédito. Ou seja, ele não pode ter em nenhuma plataforma de streaming no Youtube ou em nenhuma outra maneira de divulgação. Os festivais neste ano são em grande maioria para inscrever filmes produzidos até 2021, e esse filme foi produzido em 2021, então acredito que até ano que vem a gente consiga exibi-lo para toda população’, destacou o secretário.

Independentemente do resultado alcançado na Turquia, para Wanderson Lana, o prêmio já veio, que é o reconhecimento do audiovisual produzido em Primavera do Leste e no Mato Grosso. A principal conquista, está na abertura das portas, para outras produções que virão.
“Ganhando ou não, já somos vitoriosos. Essa é a primeira grande indicação de tantas outras que virão. Seja por este curta, ou pelos que estão sendo produzidos aqui na cidade. E estamos em êxtase em saber que estamos na Turquia concorrendo com outros 130 países, isso já é uma vitória. Olha onde esse filme chegou, olha onde Primavera está! Isso já é uma vitória’, finalizou Wanderson Lana.
Коментарі